quinta-feira, 31 de janeiro de 2008


Muitos de nós possuem o costume de pensar que seus amigos são perfeitos. Não falo da perfeição encontrada na ausência dos pequenos defeitos que moldam nossas personalidades. Afinal, não fosse pelos mesmos, seríamos todos tediosamente iguais. Dessa vez eu me refiro a um tipo muito mais complexo de perfeição. A perfeição medida pelo grau de humanidade embutido em cada um de nós.
Por favor, sem hipocrisias. Todos nós temos nossos momentos negros. Aqueles em que torcemos para que 'fulano' tropece de forma teatral enquanto caminha elegantemente para a frente daquele palco ou aqueles em que soltamos gargalhadas internas, e apenas internas, conservando o bom e velho costume de não fazer feio, quando 'ciclano' bebe um pouquinho além da conta e dá aquele showzinho na festa que será o assunto do resto da semana.
Mas, creio eu, a reação de alguns de nós seria bem diferente se as circunstâncias se mostrassem mais sérias. Espero não estar falando apenas por mim quando digo que jamais seria capaz de negar ajuda ao meu maior inimigo que estivesse passando por dificuldades realmente sérias, daquelas capazes de por uma vida em rumos totalmente novos. E a maioria de nós, como boas pessoas, tem o hábito de acreditar que nossos amigos agiriam da mesma forma que nós em situações similares, que em suas veias corre a mesma quantidade de humanidade que nosso próprio coração bombeia junto com o sangue. Mas as coisas nem sempre são assim.
Me lembro de uma vez em que um de meus professores resolveu ter uma conversa "de pai para filhos" com nossa turma. No meio de um papo bem descontraído ele fez uma pergunta inusitada direcionada exclusivamente aos meninos. Não vejo aqui necessidade alguma de citar a pergunta ou qualquer outro detalhe relativo ao fato. Mas o tema que me inspirou hoje foi a lembrança dessa cena. Para ser sincera, me senti chocada e imensamente decepcionada com as respostas. O tipo de decepção que se sente quando se tem espectativas muito grandes a respeito de alguém e descobre-se que a pessoa não é capaz de preenche-las.
A verdade é que passei a olhar todas as pessoas com outros olhos a partir de então. O que aconteceu foi que todas as pessoas que eu esperava que apresentassem um argumento negativo, apresentaram um argumento positivo e as poucas pessoas que me deixaram na dúvida ou então na certeza de que apresentariam o tal argumento positivo me surpreenderam. E o motivo de tamanha surpresa foi a resposta que eu mesma daria caso alguém se interessasse em saber minha opinião a respeito.
O fato, eu aprendi apenas mais tarde, é que pessoas diferentes possuem valores diferentes e isso não impede que se tornem grandes amigos. Opiniões diferentes não devem ser postas em discussão jamais. Eu aprendi a guardar meus valores para mim, embora tenha que admitir que também aprendi a 'julgar' minhas companhias, sejam elas meus melhores amigos ou a recepcionista da clínica médica. Não me envergonho desse julgamento por não estar dentro de meus direitos, como muitos fariam questão de pregar, pois se há algo que todos concordamos é que o autoconhecimento é fundamental e nenhum de nós poderia se ver por completo sem utilizar espelhos.
Hoje penso que cada um de nós deve medir o grau de humanidade presente em si mesmo e depois começar a medi-lo também nas outras pessoas. E quando você encontrar alguém com um grau de humanidade semelhante ao seu,bem... talvez seja interessante convidar essa pessoa para jantar.

(Alessuza Pires)

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola... nossa, tenho a impressao d q vc escreve com a mesma felicidade e gosto q eu faço minhas montagens...
Otima reflexao, qd se aprende a respeitar a individualidade, as questoes d kd um, se convive melhor, nos nos tornamos mais felizes e leves, kd um tem seu espaço sua criaçao suas necessidades, saber dar valor a isso é uma arte, e uma grande aprendizagem...
Nos estamos aqui pra crescer, aprender... e vc esta saindo melhor do q a encomenda =D uhahuauha relamente.. mts genios tiram notas baixas na escola uhahuahuahuahu =PPP

Flavitcha disse...

PASSEI BOA PARTE DA MINHA VIDA ACHANDO QUE MEUS AMIGOS TINHAM A MSM VISÃO Q EU, A MESMA OPINIÃO...
VIVIA DEFENDENDO-OS POR CAUSA DISSO!!! ACHAVA QUE AMIGOS VERDADEIROS TINHAM Q SER ASSIM...
PENSAR IGUAL, AGIR IGUAL...
MAS COM O TEMPO, ME DEI MT MAL POR PENSAR ASSIM...
E FOI DESSA MANEIRA, Q APRENDI A OLHAR PARA AS DIFERENÇAS COMO QUALIDADE... NOTEI QUE MEU RELACIONAMENTO COM PESSOAS DISTINTAS DA MINHA PERSONALIDADE, ERAM MAIS AMIGÁVEIS...
TÔ FALANDO DE GENTE Q VC AS VEZES EU COLOQUEI O TÍTULO DE ESTRANHO, ESQUISITO...
HJ A MAIORIA DOS MEUS AMIGOS SÃO ASSIM... NO FIM DE TD CONCLUI, Q OS AMO DO JEITO E PELO Q SÃO, E NÃO PELO Q PENSAM..
E CHEGUEI A UMA CONCLUSÃO TB!!!
EU SOU ESTRANHA E ESQUESITA, HAHAUAHUAAHUA